Comidas saudáveis geralmente são muito mais fáceis de fazer do que se imagina.

Na maior parte das vezes os ingredientes são fáceis de encontrar e os procedimentos não demoram muito tempo, já que o excesso de cozimento atrapalha na conservação da quantidade de vitaminas.

E até mesmo o preço dos ingredientes saudáveis costuma ser bastante acessível, chegando a ser até mais barato do que as comidas industrializadas.

Se você almoça fora e não cozinha com frequência pense em acrescentar ao seu cardápio as comidas saudáveis que estão à sua disposição nos restaurantes, e que você não costuma comer sempre.

As vegetarianas costumam ser muito boas, mesmo que você não seja adepto dessa filosofia, acredite, comer comida vegetariana de vez em quando pode ser muito bom para a sua saúde e para dar um pouco mais de combustível saudável ao seu metabolismo.

Geralmente as comidas saudáveis vegetarianas são cheias de sabor e criatividade, os pratos são variados e coloridos e você pode ingerir diversos aminoácidos importantes para o funcionamento do seu organismo se fizer, por exemplo, um dia de vegetarianismo por semana.

Pense sobre isso e melhore os seus hábitos. Se não pela filosofia, faça pela sua saúde que terá nesse dia um gás e um fôlego renovado, que refletirá no seu desempenho de maneira geral.

A seguir temos um exemplo baseado na dieta do mediterrâneo que pode ser acrescentado n seu cardápio diário sem alterar muito o dinamismo da sua rotina e que tem um alto potencial de vitaminas e aminoácidos essenciais como o ômega3.

Seu peixe com abóbora

Esta receita tem esse nome porque você pode usar o peixe que você desejar, o importante e não acrescentar condimentos industrializados durante o preparo!

Para fazer uma porção individual você vai precisar de:

Ingredientes

  • Um pedaço de abóbora moranga.
  • Um peixe inteiro se for pequeno, ou um filé de peixe (na sua medida).
  • Alho e sal a gosto.
  • Uma cebola pequena inteira, ou meia cebola grande.
  • Manteiga.
  • Azeite.
  • Suco de meio limão.

Modo de preparo

  • Limpe a abóbora, mas não descasque, ao invés disso escove a casca cuidadosamente e corte um pedaço triangular da abóbora. Em forma de canoa, de maneira que dê para acomodar o seu peixe.
  • Depois faça buraquinhos na abóbora e preencha-os com pedacinhos de alho. Tempere-a com sal.
  • Tempere também o peixe com alho sal e o limão, e disponha-o sobre o pedaço de abóbora com cuidado, depois cubra com as rodelas de cebolas.
  • Como se trata de uma porção individual envolva-a por inteiro com papel alumínio e leve ao forno preaquecido até assar o peixe (cerca de 15 minutos), e sirva ainda quente acompanhado de arroz integral.
comidas saudáveis 1 300x232

Comidas saudáveis são simples e baratas – Hambúrguer de carne e soja

Outros ótimos exemplos de comidas saudáveis e gostosas são as feitas a base de soja como o hambúrguer de soja por exemplo.

E se você acha que não conseguirá apreciar o sabor de um hambúrguer feito em casa inteiramente sem carne vermelha, não precisa se preocupar, faça o seguinte:

Tempere 100gramas de carne moída de sua preferência, enquanto isso hidrate a mesma quantidade de soja carne granulada durante quinze minutos e depois misture as duas com a adição de farinha de trigo ou farinha de trigo integral se preferir.

Forme os hambúrgueres usando sua mão ou as medidas padronizadas de sua preferência (você pode corta-los sobre uma mesa ou pia usando a borda de um copo largo), a quantidade de porções varia de acordo com o tamanho que você preferir.

A carne moída empestará seu sabor a soja e você poderá acrescentar os temperos de sua preferência. Depois disso aqueça uma frigideira antiaderente e acrescente uma quantidade mínima do óleo da sua preferência.

Frite os hambúrgueres dourando-os dos dois lados e depois pode usa-los para fazer sanduíches saudáveis, ou como acompanhamento do se arroz e feijão, com uma linda salada de diversas folhas coloridas.

A soja tem muito cálcio, e pode ser uma solução muito interessante em diversas fases da vida, tanto para crianças, como gestantes adultos e idosos se beneficiarão de comidas saudáveis feitas com uma carga a mais de cálcio.

E a medida que você for se acostumando com o sabor da soja, poderá fazer o hambúrguer inteiramente com ela, uma vez por semana ou sempre que for fazer um sanduíche, evitando assim os embutidos e industrializados.

Comidas saudáveis são melhores se ingeridas cru e com casca, um bom exemplo de lanche saudável é uma fruta como a maçã.

E lembre-se de que apostar na alimentação saudável aumenta a sua imunidade e só traz benefícios para a sua família.

Comece hoje, conte para nós quais as primeiras mudanças que você via fazer no seu cardápio?