A dieta da proteína como o próprio nome sugere baseia-se na ingestão continua de proteínas, e a substituição dos carboidratos por outros alimentos. É uma dieta restritiva que tem apresentado muitos resultados, com essa dieta você consegue perder 7 kg em apenas uma semana. Quer aprender mais sobre ela?

Leia o artigo até o final e conheça o cardápio dessa dieta tão eficaz.

Cardápio da dieta da proteína

Para fazer a dieta da proteína você deve seguir à risca o cardápio diário da dieta, ela tem duração de 7 dias, e durante esse tempo você deve respeitar os alimentos permitidos e proibidos nesse método alimentar.  Confira o cardápio:

  • Primeiro dia

Café da manhã: 1 fatia de queijo + 1 xícara de café sem açúcar

Almoço: 1 file de peixe (salmão) e salada a vontade

Jantar:  salada de alface + 40 g de queijo

  • Segundo dia

Café da manhã: iogurte natural com aveia. Para complementar coma 1 fatia de queijo.

Almoço:  berinjela recheada com carne moída + salada a vontade

Jantar: sopa de legumes + 1 filé de frango grelhado. Também pode comer salada a gosto.

Ceia: 1 iogurte light.

  • Terceiro dia

Café da manhã: sanduíche de pão integral: contendo duas fatias de pão + 3 fatias de presunto magro + 2 fatias de queijo. Para acompanhar tome um chá feito de ervas.

Almoço: omelete + queijo branco. Salada a vontade e como sobremesa consuma 1 fatia de abacaxi.

Jantar: salada feita com alface, tomate e cenoura+ 1 filé de frango grelhado.

  • Quarto dia

Café da manhã: 1 copo de salada de frutas + 1 iogurte desnatado. Complemento: 1 torrada integral com 1 fatia de ricota.

Almoço: 2 colheres de arroz integral + salada a vontade. Sobremesa:  1 fatia de melão.

Jantar: sopa com 1 filé de peixe (salmão) e legumes + 1 prato de salada de tomate, alface e pedaços de parmesão.

Ceia: pêra.

  • Quinto dia

Café da manhã:  salada de frutas + iogurte desnatado

Almoço:  2 coxas de frango assadas + abóbora refogada. Salada com folhas verdes a vontade.

Jantar: 1 hambúrguer + salada de pepino, alface e tomate a vontade.

Ceia: 1 xícara de morango.

  • Sexto dia

Café da manhã: 1 fatia de torrada integral + 1 fatia de ricota. Para complementar bata ¹/2 mamão papai com 1 xícara de leite desnatado.

Almoço: 1 bife grelhado + couve flor cozida e salda de alface. Sobremesa: 1 fatia de abacaxi.

Jantar:  1 sanduíche contendo: 2 fatias de pão integral com patê de atum feito com cenoura ralada e maionese light. Salada a vontade.

  • Sétimo dia

Café da manhã:  1 iogurte desnatado batido + morangos batidos no liquidificador. Para acompanhar coma 2 fatias de presunto.

Almoço: 4 salsichas de peru com repolho refogado. Salada de tomate, alface ou couve à vontade.

Jantar: 1 filé de frango grelhado + salada de alface, rúcula e pepinos. Sugestão: incremente a salada com nozes e molho de iogurte diet.

Fazer dieta sem passar fome

A dieta da proteína pode ser feita de maneira que você não passe fome, como você pode perceber ela é composta por 3 refeições básicas e é muito importante que você não pule nenhuma delas. Caso sinta fome entre as refeições, está liberado consumir iogurtes, sucos de frutas naturais sem açúcar ou com adoçante, salada, e polenguinho light. Frutas também são uma ótima opção de lanche.

Fases da dieta da proteína

A dieta da proteína tem 3 fases essenciais sendo a primeira a mais restritiva. Nessa primeira etapa você irá cortar todos os carboidratos e consumir apenas proteínas, nem mesmo os laticínios são permitidos durante essa primeira fase.

A segunda e terceira fase são menos rígidas, na segunda etapa você já pode comer derivados do leite e consumir gordura vegetal. Na terceira você passa por um processo de adaptação, e ela deve durar por toda sua vida, a terceira fase é a de estabilização.

A dieta da proteína apresenta riscos?

A dieta da proteína, assim como todas as dietas restritivas, apresenta o risco de não fornecer todos os nutrientes necessários para o funcionamento do seu corpo, então você pode apresentar sintomas como: desmaio, ânsias, vômitos e até anemias.

Os sintomas só aparecem se você fizer por muito tempo, por isso é indicado que se faça a dieta da proteína por 2 semanas no máximo e depois você comece uma reeducação alimentar. A pratica de exercícios também é crucial para que você continue perdendo peso mesmo depois que terminar a dieta.