Dieta para grávidas são muito complexas e cheias de ressalvas, para começo de conversa, não há como aplicar qualquer dieta sem consultar um médico e realizar todos os exames previamente.

Depois  se deve ter em mente que nesse período é comum e até saudável engordar, afinal, seu corpo servirá como base de nutrientes para uma nova vida, e a falta dessas substancias podem representar deficiências diversas no sistema imunológico do bebê.

Quer mesmo saber qual tipo de dieta que você pode fazer sem causar nenhum dano ao seu bebe?

A reeducação alimentar. Sim porque dieta para grávidas devem ser sempre voltadas á qualidade de vida da mãe e da criança, e a única preocupação nesse período deve ser a saúde de ambos, nesta fase só podem ser cortados os alimentos que definitivamente não são saudáveis, como as bebidas alcoólicas e os alimentos com muito sal.

Eliminar demais alimentos do seu cardápio vai depender do seu médico e do peso que você tem alcançado, se esta dentro ou a baixo do esperado.

No entanto veja á seguir algumas dicas que podem servir como dieta para grávidas, feita com base nas trocas dos maus hábitos pela alimentação saudável e dos alimentos ricos em fibras e aminoácidos essenciais.

  • Comece trocando o refrigerante por sucos naturais, que contem menos conservantes e sódio e também mais nutrientes necessários. Não quer dizer que você não possa ingerir algum alimento, até porque os desejos das grávidas costuma ser implacáveis, mas não faça a ingestão de bebidas gasosas com frequência.
  • Diminua a quantidade de sal, isso vai ajudar a prevenir contra a pressão alta na gravidez, chama pré-eclâmpsia.
  • Diminua o açúcar, você também deverá cortar o café preto o chá mate e outras bebidas estimulantes para o bem do bebe e para facilitar a suas noites de sono.
  • Beba ainda mais líquido, seu corpo precisa de mais água do que nunca e nessa fase se hidratar é a única maneira de evitar o ressecamento da pele e males como a queda de cabelos.
  • Durma mais, descansar só fará bem para o desenvolvimento do bebê.
  • Caminhe um pouco andar fará para a sua circulação sanguínea e para a oxigenação do seu sistema respiratório, mas lembre-se de consultar o seu medico sobre isso antes.
  • Coma frutas com casca, isto aumenta a ingestão de fibras impedindo a prisão de ventre tão comum nesse período.
  • Evite alimentos termogênicos que podem acelerar os seus batimentos cardíacos causando arritmias.

As vitaminas na dieta para grávidas

Mais do que nunca o corpo estará carente vitaminas e aminoácidos nesse período, e uma dieta para grávidas rica em vitaminas garantirá não só um desenvolvimento saudável do bebe como também um melhor restabelecimento para a mãe após o parto.

Veja á seguir algumas dicas de alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade em qualquer uma das dietas para grávidas:

  • Banana, rica em cálcio e vitaminas B1 e B2 que são boas para os ossos e funcionamento dos intestinos.
  • Abacate, rico em ácido fólico e ômega3, que vão colaborar com a formação adequada do bebê.
  • Pipoca, pois é, a pipoca tem baixíssimas calorias e também é muito rica em ácido fólico que ajuda no desenvolvimento do feto e deve ser incluída sem medo nos cardápios das dietas para grávidas.
  • Beterraba/couve/fígado São todos alimentos muito ricos em ferro que farão muita diferença no combate á anemia, que costuma ser recorrente no período gestacional, mas é importante, ingerir junto com esses alimentos, alguma fonte de vitamina C como o limão, por exemplo, para facilitar a absorção de ferro.
  • Capriche mais do que nunca na ingestão de saladas, elas ajudam a regular o seu metabolismo e algumas como a alface acalmam e são ótimas para comer á noite. Fora isso você pode fazer palitos de cenoura e salsão para comer ao longo do dia e tempera-los levemente com azeite, que também é rico em ômega 3 e limão.
  • Abuse do cálcio, além de ser muito bom para o seu bebe, cálcio também vai ajudar na formação do seu leite materno e dar suporte para o seu corpo carregar o peso extra do liquido amniótico e do bebê.

Dieta para gravidas, quanto tempo devem durar?

Se estivermos falando das dietas para grávidas que tem por base incorporar os hábitos saudáveis, elas não precisam necessariamente terminar na hora do parto.

É claro que o corpo feminino já não estará tão necessitado de todas as vitaminas anteriormente citadas, mas ainda haverá o período de amamentação e nessa fase a dieta para grávidas costuma focar no restabelecimento da mãe, para que ela possa voltar a sua rotina normal o quanto antes.