Fazer uma dieta alimentar não é fácil, e muitas vezes elas acabam nos proporcionando o resultado inverso do que esperamos.

Isso acontece porque nem sempre os métodos de emagrecimento fornecem regras que beneficiam nossa saúde, por isso antes de tomar qualquer medida para emagrecer é importante que você tenha certeza que o método que você escolheu é realmente saudável.

Leia o artigo e aprenda a identificar as melhores dietas alimentares.

Dicas para escolher uma dieta

Se você precisa de uma dieta para emagrecer, o melhor método é aquele que possui alguns quesitos específicos. Para saber quais são eles leia as dicas a seguir:

  • Tenha alimentos sólidos: algumas dietas pregam a ingestão de apenas alimentos líquidos, isso faz com que sua saúde fique comprometida e que você acabe ficando com mais fome e comendo mais do que deveria. Fuja de dietas líquidas!
  • Dietas que pulam refeições: não consumir alimentos sólidos e saudáveis nas refeições básicas é um erro comum nas dietas, e isso pode comprometer o seu emagrecimento! As 3 refeições básicas devem ser consumidas e nunca devem ser substituídas por líquidos ou outro tipo de alimento. Arroz, feijão, carnes, verduras e frutas são alimentos que devem constar nas refeições básicas.
  • Shakes para emagrecer: os shakes podem ser usados para complementar sua dieta alimentar, mas sua alimentação não pode ser feita apenas com eles.
  • Sopas: dietas das sopas são totalmente prejudiciais, a sopa pode ser incluída no seu cardápio para te ajudar perder peso, mas ela não pode substituir todas as suas refeições diárias. Cuidado.
  • Não comer carboidratos: não ingerir carboidrato é um erro muito grave, algumas dietas restringem totalmente o consumi de qualquer tipo de carboidrato e isso pode te deixar fraco e diminuir até a sua produtividade no trabalho ou nos estudos. Isso porque os carboidratos são a principal fonte de energia do corpo, o que você precisa fazer é consumi-los de forma saudável, ou seja, consumir com moderação e preferir sempre alimentos integrais.

Dietas restritivas, qual o problema com elas?

Uma dieta restritiva é aquela que proíbe o consumo de alguns grupos de alimentos, seja eles gorduras, carboidrato, etc. O problema é que todos os alimentos possuem nutrientes que podem ser favoráveis a nossa saúde, até mesmo as gorduras são fundamentais para a constituição das nossas células.

Por isso é fundamental que você fuja das dietas que restringem um grupo de alimenta, seja qualquer um deles. Elas podem fazer com que o seu organismo fique totalmente prejudicado.

O que eu devo fazer para emagrecer?

A dieta que pode fazer você perder peso corretamente, sem prejudicar a saúde e obtendo um resultado realmente significante, é aquela que apresenta um método capaz de te ensinar a se alimentar adequadamente.

Um bom exemplo entre todas as dietas alimentares é a dieta dos pontos, ela faz com que você consuma apenas os alimentos menos calóricos o que é muito benéfico para a perda de peso.

O emagrecimento não tem segredo e nem receita mágica, para perder peso de verdade você tem que investir em uma reeducação alimentar, ou em uma dieta que te ofereça um programa que você pode seguir pelo resto da vida.

Além disso os exercícios são fundamentais para que você queime as gorduras localizadas, perca a flacidez e ganhe massa muscular. Por isso deixe a preguiça de lado e não tente procurar o caminho mais rápido para perder peso, exercícios e reeducação alimentar são os melhores métodos para fazer você chegar ao peso ideal.

Você já fez alguma dieta restritiva? Conte para gente como foi sua experiência.

Deixe também qualquer possível dúvida que surja, nosso objetivo é te ajudar a perder peso rapidamente e de forma saudável.