Nem sempre as pessoas possuem tempo suficiente, disposição ou condições de se locomover até as academias para praticarem atividades físicas, a boa notícia é que você pode aprender exercícios para fazer em casa, você irá economizar tempo e dinheiro praticando exercícios físicos ai mesmo no conforto do seu lar.

Conheça os tipos de exercícios para fazer em casa

Existem dois tipos de exercícios distintos:

  • Aeróbicos: caminhada, corrida, andar de bicicleta, dançar e outros exercícios muito eficazes para queimar a gordura corporal.
  • Anaeróbicos: entram nessa classificação os treinos que envolvem uso da força, a musculação e ginástica realizadas em áreas localizadas do corpo, estes exercícios promovem o fortalecimento e enrijecimento de todos os músculos, aumento da massa muscular e também agem reduzindo o peso corporal.

É indicado que se combine as duas modalidades de exercícios para que assim possa obter melhores resultados na prática de exercícios físicos.

Se você for começar a pensar em exercícios para fazer em casa deve passar pela avaliação física de um médico previamente, assim você poderá avaliar como está sua situação física atual bem como, saber reconhecer sua capacidades e limitações durante a prática dos exercícios.

Pergunte ao médico especializado que tipos de exercícios são indicados para que você possa fazer em casa, tire suas dúvidas e pesquise a melhor maneira de realizá-los.

Para começar, você pode ir fazendo 3 séries diárias com 15 repetições. Faça os exercícios cerca de 5 vezes durante a semana.

Saiba quais os exercícios você pode realizar

Existem diversos exercícios para fazer em casa, basta que você reserve um tempo do seu dia para realizar essas atividades. Veja a seguir algumas opções:

  • Exercícios para a panturrilha: utilize um degrau e coloque somente a ponta dos seus pés sobre ele, apoie as duas mãos no corrimão da escada ou parede, assim você não irá cair e irá conseguir um maior equilíbrio. Levante e abaixe seu corpo o máximo que conseguir, repita este movimento várias vezes.
  • Exercícios para exercitar bumbum e coxa: O agachamento é um dos exercícios que você pode realizar em sua casa para fortalecer os músculos dessas regiões, basta que você mantenha os pés ligeiramente afastados, desça e levante-se flexionando os joelhos com as mãos estendidas a frente do corpo.

Se você quiser deixar o exercício de agachamento em um nível de dificuldade maior basta que você segure um alimento ou qualquer objeto pesado que tenha em sua casa (procure algo que pese entre 5 a 10 quilos, o peso vai variar conforme seu porte físico e resistência), segure o alimento com as mãos a frente do corpo, mantenha seus braços esticados e realize o exercício abaixando e levantando, flexionando os joelhos.

  • Para fortalecer os bíceps e os tríceps dos braços você pode realizar exercícios segurando pesos, flexione e estenda os braços segurando os pesos em uma das mãos, exercite um braço e depois o outro sucessivamente.

Se você não gostou de nenhum dos exercícios descritos acima, pode optar por atividades mais intensas e que promovam um maior gasto calórico, além dos exercícios para fazer em casa descritos acima você pode praticar outras atividades como corrida, bicicleta, pular corda e dança, tente praticar essas atividades pelo menos por cerca de 30 minutos por dia.

Você já fez algum exercício para emagrecer na sua casa? Conte pra ente como foi! E se tiver alguma ideia nova, pode compartilhar… Quem sabe a sua ideia não ajude muita gente a ficar em forma?!