Sem proteínas seu corpo não responde nem mesmo a corrida mais leve.

Cada aspecto dele se absorve para tentar suprir de alguma forma a energia que falta para a restauração das células e nesse caso pode acontecer a temida catabolização, que é quando o corpo absorve o próprio músculo para se nutrir no que precisar.

Mas para saber se você precisa de suplementação de proteína você deve entender a importância desse aminoácido no seu metabolismo. 

Cada parte do seu corpo e cada tecido, necessita de proteína para existir; ela é a base da recuperação e cicatrização das suas células, portanto é muito importante manter a ingestão de proteínas na sua vida diária e em todas as fazes da vida.

Para cada tarefa interna do seu corpo, mesmo que mínima, precisa de proteína para acontecer, até mesmo durante o sono você precisa dessa vitamina para ter um aproveitamento completo de cada ação.

Portanto, se você está indo para a academia com o objetivo de aumentar a sua massa muscular, seu corpo vai precisar de mais proteínas do que habitualmente, para poder formar os novos músculos e ajudar a recuperação e definição do crescimento que você já conquistou.

Se você está desejando apenas perder peso e aumentar a massa magra, as proteínas da sua dieta precisam receber também uma atenção especial da sua parte.

Mas atenção: dá para ingerir uma quantidade muito boa de proteína através da sua alimentação comum, através do frango e dos ovos, por exemplo, coisas que você pode comer antes e depois dos treinos.

Dessa forma a suplementação da proteína isolada ou hidrolisada nem sempre é necessária ou talvez não seja tão importante quanto você pode imaginar e esta é uma questão que varia muito de acordo com a finalidade e a intensidade dos seus treinos.

Veja bem o aumento da massa muscular depende muito mais da regularidade do que do excesso de combustível.

A quantidade de proteína absorvida

Consumir proteínas em excesso não garante que seu corpo irá absorver tudo o que você ingeriu, para assimilar a quantidade necessária o seu corpo precisa de pequenas porções, para conseguir realmente aproveitar tudo o  que você come.

Portanto se passar do volume necessário, tudo o que você comeu a mais, vira energia gordurosa ou é eliminado naturalmente pelo seu corpo.

Por tanto se você quiser aumentar a quantidade de proteínas você precisa fracionar a ingestão, e comer diversas vezes ao dia em pequenas porções, alternando as fontes sempre que possível.

As dietas a base de proteína

Tome muito cuidado com dietas baseadas exclusivamente em ingestão de proteína, elas empobrecem demais o seu cardápio e podem provocar deficiências de diversos aminoácidos importantes.

Então faça um cardápio balanceado e com a ajuda de um nutricionista que poderá avaliar exatamente a quantidade de proteína que você deve ingerir em cada refeição.

Engana-se quem imagina que os carboidratos são vilões, em quantidade ideal eles serão o carro chefe que facilitara a absorção das proteínas por tanto, não substitua um pelo outro, você precisará do equilíbrio de ambos.

E sim proteína é muito bom para quem está fazendo musculação e é indispensável antes e depois do seu treino, mas antes de começar a tomar suplementos procure um nutricionista pra que ele possa recomendar a quantidade e o tipo de complemento mais adequado para você.

O Whey Protein, por exemplo, costuma ser o mais procurado por quem quer crescer e ganhar massa mas como existem diversos tipos e cada um possui uma especificação diferente, o melhor mesmo é se consultar com um profissional porque o Whey que serve muito bem para  peso altura e massa do seu amigo pode não ser o mais adequado para você.

Tomar um suplemento inadequado pode ter consequências não só para mais, ou seja taquicardias e problemas renais diversos, como também podem não haver resultados de nenhuma espécie e por tanto você acaba perdendo tempo e desempenho, então é sempre melhor consultar um médico e fazer o acompanhamento corretamente.

Conte para nós, você faz suplementação de proteína? O que fez com que você pensasse em tomar suplementos de proteína? O que você espera com esse procedimento?

Você pensa em procurar um médico para te orientar?