A ideologia da vida saudável é cercada de mitos e máximas de que é difícil se manter sempre focado, e que a vida saudável exige policiamento e vigilância constantes, mas não é bem assim.

A vida saudável é antes de tudo, natural e por ser natural, não exige tantos esforços quanto se pode pensar.

O único motivo pelo qual muitas vezes optamos pelas comidas cheias de sódio conservantes e gorduras é que estamos sempre com pressa e desejando comer bem sem gastar tempo para isso.

Portanto se você esta pensando em começar a investir em hábitos de vida mais saudáveis saiba que a ideia certa é abandonara pressa e não necessariamente o sabor das suas refeições

Pense o seguinte:  Com mais tempo se cozinha melhor. Mas e como se pode ganhar esse tempo? Bem faça com nossas mães e avós e deixe o que puder preparado com antecedência.

Dessa forma você faz e congela os hambúrgueres dos seus sanduíches, você as o molho de tomate preparado previamente evitando o excesso de conservantes e corantes, você congela poupa de frutas ao invés de abrir a caixinha e suco e assim pouco a apouco perceberá que sua alimentação estará muito mais funcional e adequada que quando era adepto da pressa.

Benefícios da vida saudável

Outro benefício muito marcante e freqüente para quem decide investir na vida saudável é o aumento da imunidade.

De forma que resfriados e doenças bacterianas ficam cada vez mais esporádicos até se tornarem raros mesmo, gente saudável vai ao médico para se prevenir, e não remediar, e até em casos onde há alguma complicação preexistente como a diabetes e a hipertensão, por exemplo, é possível reconhecer a melhora dos quadros e o controle acaba ficando muitas vezes mais fácil de ser feito.

A vida saudável ainda ajuda a evitar

  • Distúrbios do sono
  • Doenças do coração
  • Deficiências de ferro e cálcio
  • Doenças renais
  • Doenças hepáticas (geralmente causadas pelo álcool)
  • Distúrbios da libido
  • Estresse
  • Cansaço excessivo

Mas logo você vai perceber que a vida saudável não se restringe somente ao seu cardápio, porque se mexer com frequência aos poucos vai se tornar uma necessidade para você.

Não somente para perder peso mas literalmente para aumentar o desempenho do seu corpo proporcionando que você tenha melhor disposição para as suas atividades diárias e para os afazeres corriqueiros.

Vida saudável e os exercícios físicos

A atividade física é um quesito primordial para quem busca ter uma vida saudável, porém é necessário saber como exercitar. Não basta começar a fazer exercícios uma vez por mês, o ideal é que você pratique de forma rotineira!

Um exemplo é a corrida, um exercício tão fácil e prazeroso de fazer, que pode te trazer muitos resultados. Porém, se for feito apenas esporadicamente pode prazer prejuízos a sua saúde; uma pessoa que corre apenas uma vez por mês, por exemplo, pode não estar preparada fisicamente para esse tipo de exercício e sofrer sérios danos, principalmente ao sistema cardiovascular!

Por isso comece devagar e não tente disparar em atividades de auto impacto logo no primeiro dia. Vá aumentando o seu ritmo gradativamente conforme aumenta a sua resistência física; dê tempo ao seu corpo para se acostumar com as atividades regulares.

Para uma atividade física ser feita com regularidade, ela deve ser em primeiro lugar uma opção feita por você, podendo ser qualquer tipo de exercício de sua predileção, o importante é se mexer, e você pode escolher a melhor maneira de fazer isso!

Escolha uma academia de dança ou faça aulas de natação, faça alguma aula de defesa pessoal ou mesmo os exercícios aeróbicos como correr na rua ou na esteira ou até mesmo pedalar. O importante é gostar do que se está fazendo, para fazer sempre, e com prazer.

O maior benefício de fazer exercício físico para ter uma vida saudável, está no fato de que com o tempo você começa a se ver com outros olhos, começa a gostar de si mesmo! Não há nada melhor do que estar com a autoestima elevada, e perceber que uma pessoa realmente feliz, é aquela que se aceita acima de tudo!

O fator psicológico

Ter uma vida saudável possibilita que você aumente sua auto-estima e combate o estresse e a depressão, abrange todos os aspectos da vida de alguém, por isso cuide-se!

Vá á um terapeuta ou psicólogo, ou faça alguma atividade que você considere relaxante como: yoga, pintura, ou toque o instrumento musical da sua preferência.

Nuca é tarde para começar a aprender e o cérebro humano tem uma capacidade incrível de se renovar e se reinventar.

Com todos os acompanhamentos necessários você terá absolutamente tudo para ter a vida longa e saudável que você merece!

Deixe a sua opinião sobre o que você considera ser uma vida saudável e conte para nós sobre porque você decidiu começar a viver melhor.